Alguns pensam que esta grande guerra descrita no "Mahabharata"
é referente à invasão dos povos "árias"
procedentes do norte. Certamente, temos que destacar que os
esqueletos descobertos nas antiqüíssimas cidades
de Harappa e Mohenjo-Daro resultaram altamente radiativos
e que estas cidades foram subitamente destruídas. Por
outro lado, em alguns lugares da Sibéria, Íraque,
Colorado e Mongólia, parecem ser mostradas certas "cicatrizes"
atômicas, idênticas às que os testes nucleares
atuais estão começando a deixar, produzidas
a milhões de anos antes da nossa atual "era nuclear".
Algumas forças que continuam ativas
Em 1947, durante uma expedição levada a cabo
no Íraque, no fundo de todos os níveis superiores
que foram estimadas em uma idade de 16.000 anos, apareceu
uni piso de cristal fundido que somente é parecido
ao solo deixado no deserto do Novo México pelas primeiras
explosões nucleares feitas pelo homem atual.
Assim como a procura no fundo marinho revela vestígios
do que pode ser uma civilização atlante pré-histórica,
as pesquisas sobre o afundamento da Atlântida nos poderiam
aproximar mais a uma explicação do que vem acontecendo
no Triângulo das Bermudas. As forças que destruiram
as terra habitadas, e hoje submersa sob o mar, poderiam continuar
ativas ao cabo de milênios.
Sistema de castas da Índia
O sistema de castas surgiu na Índia com os árias
e começou a desenvolver-se por volta de 850 aC. Sua
origem parece proveniente da divisão entre o imigrante
ária, de pele clara, e os nativos (dasya), denominados
escravos (dasas), que se distinguiam pela pele escura. Os
árias são descendentes da maioria dos povos
brancos da família indoeuropéia nessa descendência.
As primeiras referências históricas sobre a
existência de castas se encontram em um livro sagrado
hindu, chamado Manu, possivelmente escrito entre 600 e 250
a.C. Define-se casta como um grupo social hereditário,
no qual a condição do indivíduo passa
de pai para filho, endógamo, pois ele só pode
casar-se com pessoas de seu próprio grupo. Estão
predeterminados também sua profissão, hábitos
alimentares, vestuário, etc., levando à formação
de uma sociedade estática.
Originalmente, as castas eram apenas quatro: os brâmanes
(religiosos e nobres), os xatrias (guerreiros), os vaixias
(camponeses e comerciantes) e os sudras (escravos). À
margem dessa estrutura social havia os párias, sem
casta ou intocáveis, hoje chamados de haridchans ou
haryans. Com o passar do tempo, tem havido centenas de subdivisões,
que não param de se multiplicar.
Os Intocáveis
Os intocáveis na sociedade Hindu são aqueles
que trabalham com trabalhos indignos, sujos com o morto (animal
e/ou humano), amontoados de cadáveres e outros empregos
que lhe mantém em constante contato com aquilo que
o resto da sociedade indiana considerada nojento e desagradável.
Essas ocupações, entretanto, não são
consideradas apenas coisas nojentas que não obstante,
não devem ser feitas a alguém: eles são
considerados individualmente sujos, e assim não podem
praticar contato físico com os "não-sujos",
as partes mais puras da sociedade. Vivem separados do resto
das pessoas. Ninguém pode interferir na sua vida social,
pois os intocáveis são os últimos no
ranking social - são considerados tão inúteis
diante da importância humana que não são
considerados parte do sistema de castas.
Desde sempre, os párias são condenados aos
trabalhos mais degradantes e mal pagos, apesar da luta de
Gandhi, após a independência, e de inúmeras
leis criadas na tentativa de eliminar ou amenizar os problemas
que o sistema de castas acarreta. Todavia, essas leis revelam-se
impotentes diante da tradição, e o sistema subsiste.
O sistema de castas é a base do hinduísmo. A
religião se torna, então, um poderoso elemento
social disciplinador e apaziguador: virtude e resignação
são as palavras-chave na postura moral do indivíduo.
Para os intocáveis, só é permitido usar
as roupas que acham no corpo dos mortos. Nas suas casas, comem
de louças quebradas. Eles sofrem de restrições
sociais extremas. Não podem rezar no mesmo templo,
não podem beber da mesma corrente de água. Eles
poderiam poluir a água e indiretamente poluir as outras
castas que bebessem dali.
Nenhum intocável pode entrar no templo se houver a
presença de alguém de uma casta superior - como
os padres do templo, a casta mais superior, nunca estão
fora, os intocáveis na prática são barrados
de entrar em templos ou outros lugares onde se pratica a religião.
Para se ter uma idéia, quando os tsunamis de dezembro
de 2004 tragaram a costa do Estado indiano de Tamil Nadu,
a morte agiu como niveladora social. Mas os esforços
de reabilitação e o desembolso de ajuda econômica
posteriores à tragédia não conseguiram
superar a discriminação social que impera na
Índia segundo o antigo sistema de castas inconstitucional,
mas que existe de fato.
As vítimas de Tamil Nadu, o Estado indiano mais devastado
pelos tsunamis, esperaram ansiosos a ajuda do governo e de
agências humanitárias para poderem reconstruir
suas vidas, mas os dalits - ou intocáveis - excluídos
do sistema de castas hindu, não a receberam. "Não
há um caminho até nossa aldeia. Ninguém
sabe que vivemos aqui, e portanto ninguém vem nem procura
vir", relata um intocável.
Neste distrito com importante população dalit
viva a maioria dos 10 mil mortos e razão do maremoto
em Tamil Nadu.
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Manu (da
raiz verbal homem em sânscrito) na mitologia Hindu é
o filho de Svayambhuva, pai e marido de Ila. Na Teosofia os
Manus não são homens, mas um coletivo. Eles
são considerados os "pais da humanidade".
São um nome genérico para os Pitris, os progenitores
da humanidade.
Hinduísmo: uma visão geral
O hinduísmo repousa sobre o fundamento espiritual
dos Vedas, sendo por isso conhecido como o Dharma Veda, e
nos escritos meditativos destes, os Upanishads, bem como nos
ensinamentos de muitos gurus que viveram ao longo dos tempos.
Muitas correntes de pensamento partem das seis escolas védicas/hindus,
das seitas Bhakti e das escolas Tantra Agamicas para dar origem
ao oceano hinduísta, a primeira das religiões
dhármicas.
As seis Astika (aceitando a autoridade dos Vedas), ou escolas
filosóficas ortodoxas Hindu são Nyaya, Vaisheshika,
Sankhya, Yoga, Purva Mimamsa também denominadas ('Mimamsa'),
Uttara Mimamsa e 'Vedanta'). As escolas não Védicas
são denominadas Nastika, ou heterodoxas, e referem-se
ao budismo, jainismo e Lokayata. As escolas que continuam
a influênciar o hinduísmo hoje são Purva
Mimamsa, Yoga, e Vedanta.